ESPECIALIZAÇÃO
NA EDUCAÇÃO E CULTURA DIGITAL
GRUPO: EEB CORONEL LARA RIBAS
CHAPECÓ-SC
GRUPO: EEB CORONEL LARA RIBAS
CHAPECÓ-SC
Jussani Derussi
Leonora Machado
Mara Cristina Cabiatti
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1 - Ação 3: Organizar, Realizar
e Avaliar
O projeto culminado na noite dia 29/10/15 intitulado “ A VIDA E NOSSAS ESCOLHAS" (Oba adaptada
do livro Tosco de Gilberto Dari Mettje) foi desenvolvido de
março a outubro, teve varias fases perpassando de sala de aula,
pesquisa, leitura, construção, visitas em locais, parcerias com a comunidade,
filmagem e palestras sobre o assunto.
Muito
foi debatido e discutido para poder resultar na obra ideográfica apreciada
pelos senhores no link disponibilizado no final testa atividade.
O
Tema drogas e sexualidade não e novo, mas precisa-se de constante orientação educativa sobre os temas mesmo na época em que
vivemos considerada a época do imediatismo, informação e comunicação. Família e escola, devem estar constante em
alerta, observando seu alunos e filhos orientando os quanto os perigos que a
violência provoca no ser humano e na sociedade brasileira em especial na
sociedade chapecoense.
Os avanços alcançados diante desta experiência
de integração das TDICs no cotidiano escolar ficou visível no organizar executar e avaliar este projeto,
ficou evidente que as tecnologias ganharam um espaço maior, nesse
contexto, o uso revelou cada vez mais seu lugar na escola e nas ações de ensino, não
porque elas se projetem e se multipliquem-se por si só, mas por que elas mediam
o processo de ensino –aprendizagem de forma contextualizada propiciando
pesquisa, reflexão e publicações de autorias.
Observou-se
que no decorrer da realização deste
projeto os alunos posaram a desenvolver sua autoestima e se tornem agentes
multiplicadores com vínculos positivos com as pessoas envolvida no execução ao
longo do projeto.
Todos
procuram cooperar e desenvolver habilidades para realizar as atividades
proposta no projeto e conseguindo superar os fatores de risco, tais como
insegurança ao gravar as cenas, insatisfação com o tom de voz, o resgate da autonomia perante a vida escolar, ficando visível o prazer demonstrado em cada cena gravada e
etapa do projeto vencida, percebível através das observações em seus rosto e relatos
realizados durante as realização das atividades em campo.
Quanto
assistido abra finalizada, foi uma grande emoção, sendo que toda a comunidade escolar percebeu nas
cenas exibias o resultado a conscientização alcançada sobre o tema Drogas,
Violência e exploração sexual. Na cena abaixo veja a marginalidade presente nos
primeiros contatos com as emboscadas da rua. A rua reserva muitos caminhos
desconhecidos pelos jovens.
Cena
01- jovem começa a usar arma branca para praticar violência contra si e a sociedade.
Para
combater esta violência que esta presente em nosso cotidiano contamos com o
apoio dos diferentes segmentos, bem como, os profissionais da área da saúde,
grêmio estudantil, serviço de orientação educacional, professores e
coordenadores da unidade escolar. No propósito de ter uma rede de apoio para
que os nossos alunos se tornem mais conscientes sobre os malefícios causados
pelo uso abusivo de drogas na fase da adolescência que deixam sequelas à vida humana, E na
escola tona-se um meio de buscar formas de melhorar a sua qualidade de vida,
agindo com responsabilidade, preservando a nossa maior fonte de felicidade e
realização pessoal renovada com o conhecimento adquirido resultando na saúde
mental de forma integrada com a
sociedade.
Cena
02 - Assalto em supermercado.
Com base na cena 02 acima, não é
fácil em uma sociedade competitiva, que vale a lei de quem tem roupa de marca,
carro, e de mias pertences que causam status social, levar o jovens entender
que o única forma de conquista desse status é o trabalho digno.
A escola e as família em sua
grande maioria pregam e presam por estes valores de conquista e respeito por si
e pelo outro. E seguindo nesse enfoque, a grande necessidade de sócio-educar nossos jovens e
falar abertamente sobre as drogas,
violência e sexualidade ampliar as informações e suas visões sobre tais
assuntos. Protegendo os adolescentes
sobre os males do vício, droga e da violência sexual de forma imatura na
infância.
A adolescência é um momento em que a pessoa
enfrenta limitações e frustrações. Falar sobre drogas, e temas inerente ao fase da vida que é pautada de muita
insegurança, dúvidas e situações desconhecidas pelo pela falta de experiência e
falar superficial , não basta. É preciso mostrar que a droga ilícitas são um dos fatores que prejudica a saúde do indivíduo como um
todo e gera a violência e exclusão social.
A ação preventiva justificou-se
com o diagnóstico da situação de risco da comunidade escolar, que apresenta um
elevado percentual de pessoas envolvidas com o uso do álcool, tabaco, bem como
diversas drogas ilícitas como maconha, cocaína e outras mais. Estes
contribuindo para o aumento da violência nas escolas e sociedade. Outro tema
que foi abordado é o da sexualidade que é inerente à vida humana, temas
trabalhados interdisciplinar para que os
jovens tenham mais consciência dos seus direitos sexuais reprodutivos e exerçam
sua sexualidade plenamente e de forma responsável. E as TDICs fizeram a grande
diferença na metodologia pedagógica utilizada para a construção e consolidação
destas ações no projeto Educativo. Como ressalta o texto a cena a seguir
mostrada na obra ideográfica a violência extrema que encontramos na sociedade
nos tempos remotos que vivemos.
Cena
03 – A violência extrema vivida pelos jovens que vivem na marginalidade.
Os desafios enfrentados na realização da experiência
de integração, foram grandes principalmente em inserir as TDICs no cotidiano
escolar rompendo com a fragilidade que
elas representam para os docentes. Mas cientes da força que elas possuem em
conscientizar e divulgar as informações chegando de forma mais rápida. As
parceria com a comunidade escolar e entidades foram fundamental para que o projeto conclui-se em êxito.
Cena
04 - Representação das incertezas vivida pelos jovens na marginalidade.
Pensando em amenizar as incertezas e
aumentar o conhecimento dos alunos em relação aos temas abordado na oba a
escola EEB Coronel Lara Ribas, por ela se localizar em um bairro da cidade que
atende várias crianças e jovens em risco no contato com as drogas e suas causas
a leitura, palestras, vídeos, folders, pesquisa foram marco decisivo para enfrentar as múltiplas leituras sobre os
temas.
Valorizar o local onde se mora mesmo com
os riscos que eles apresentam ao adolescentes torna-se assunto e conteúdo de
todas as escolas públicas engajadas na educação com qualidade.
Para sair de seus muros e valorizar a
cultura local a integração foi
fortalecida em trabalhar de forma interdisciplinar, cada disciplina explorou de
forma especifica cada habilidade no linear da raiz do conhecimento.
As proposta foi realizada com as
seguintes disciplinas:
Ciências
Humanas;
Palestras sobre doenças sexualmente
transmissíveis;
Vídeos Educativos;
Língua
Portuguesa;
Leitura de textos informativos;
Construção de roteiro de filmagens;
Construção de falas de personagem
existente no material videográfico;
Pesquisas e reestruturações de textos individuais.
Artes;
Criações de cenários, com recortes,
pinturas e colagem;
Criação de vestuário;
Treino de voz com microfone, entonação e
expressões adequadas, a dicção de palavras.
Reconstruindo as cenas até que
transpareça tranquilidade do aluno ator.
História;
Leitura sobre textos e vídeos assistidos
sobre a origem no narcotráfico.
Geografia;
Localização no mapa de país e cidades em que mais são utilizadas as
drogas e acontecem a violências sexuais,
que países as drogas são liberadas e para que?
Releitura dos cenários nacionais e
locais, valorizando a comunidade onde moro.
Matemática
Debatido os custos da comercialização
das drogas em situações problemas do cotidiano .
Reflexão sobre os valores morais do custo das Drogas.
Educação
Física
Na disciplina de Educação Física, foi
trabalho as expressão facial de cada pessoal dos personagem, expressão corporal
e movimento de cenas existentes no vídeo.
Cena
abaixo, que representa o retorno a sociedade de jovens que passaram por centro
de recuperação e precisam se reintegrar na sociedade. O enfoque de todas as
disciplinas para esta tema torou-se um trabalho rico que envolveu todos os
alunos mudando de atitude e hábitos perante as drogas e até mesmo no convívio
escolar e na participação nas aulas e nas contribuições sobre abordados tais
assuntos.
Cena
05 –Reabilitação no convívio social.
A
obra, oportunizou uma reflexão dos discentes, docentes, equipe diretiva e
comunidade escolar, ao avaliar as ações desenvolvida ao longo do processo
educativo e o resultado demonstrado em cada cena trazida na obra, reafirmou um novo compromisso com o coletivo
da escola e seus colaboradores profissionais e até mesmo a comunidade escolar
dando mais credibilidade no educandário.
As alternativas mais pertinentes e de possível
implementação, de modo a aperfeiçoar a integração das TDICs às práticas
pedagógicas, foram o planejar coletivo, executar as ações no coletivo e
multidisciplinar a rede construída de parcerias com as entidades colaboradoras
e a integração da comunidade escolar. A partir da reflexão acerca da
experiência realizada, todos ganharam e perceberam a importância do uso das
tecnologias no cotidiano escolar e no desenvolvimento das ações em sala de aula
incentivando os alunos usarem as ferramentas tecnologias de forma adequada ao
espaço em que estão e no momento adequado, com postagem reesposáveis e
conscientes. Na imagem a seguir mostra o
êxito, de adolescentes recuperados e felizes no convívio social, escolar e
familiar.
Cena
06 – Valoriza da escola, do conhecimento e a importância de ter uma família.
Na
avaliação da equipe envolvida, a valorização do saber, o compromisso com a
família o respeito com a diversidade, a pertinência, a tolerância social são
valores fundamentais para se viver bem em sociedade.
Observando
nesse propósito primordial, o projeto cumpriu seu função social e escolar, de tratar abertamente sobre drogas, violência e
sexualidade, perante a importância do tema na vida dos alunos, vulneráveis e
imaturos.
As tecnologias
e a especialização na Educação na Cultura Digital, tiveram nesse
contexto, uma integração fundamental em incentivar o uso das TDIc, com elas
tornou-se mais fácil trabalhar e ilustrar o tema de forma interdisciplinar. As
ações em cada área do conhecimento tornou-se mais expressiva visíveis nas ações
e na compreensão dos discentes,
principalmente colocarmos os conteúdos em movimentos fora de sala de
aula, as aulas. Com as TDICs as aulas tornaram-se mais significativas, os
alunos compreenderam a contextualizam de forma clara observadas nas gravações e nas cenas do filme: “ A VIDA E
NOSSAS ESCOLHAS”.
O projeto fortaleceu baseados no trabalho
do Tosco (2013), na releitura do livro
os alunos enriquecerão seus olhares,
pois criou o entendimento da leitura do cotidiano em que vivem como ferramenta necessária para realizar as
gravações.
Com isso podemos afirmar que, preservando
a diversidade apresentada na escola, esta, encontrada na realidade social,
representa a oportunidade para o entendimento das necessidades educacionais com
ênfase nas competências, capacidades dos educandos, tornando-se autores dos
processos de aprendizagem.
Por fim, na avaliação desta obra ideográfica contribuiu
de forma glamorosa, com a inclusão social de todos na
conscientização do não uso de drogas na adolescência e a exploração sexual.
Melhorando o diálogo sobre drogas, violência e exploração sexual, entre os
docentes e discentes, x pais e adolescente referente o tema ainda com muito
tabu perante a juventude e sociedade.Com o Projeto comungamos conforme defende
COSTA;2012. - “Pensar as tecnologias numa
lógica transformadora das práticas atuais significa em primeiro lugar a decisão
profissional, individual, de querer mudar em direção a um modelo em que seja
assumida a centralidade do aluno, ou seja, do que o aluno é chamado a fazer, e
não do que é feito para ele.”- (Fernando Antônio Albuquerque Costa –
Ano 2012.)
Confira
na integra a obra no link abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=edlPdDUob8c
Referência
Bibliográficas.
Disponível
https://www.youtube.com/watch?v=edlPdDUob8c Acesso em novembro de 2015.
Acesso
em novembro de 2015.
Disponível
em: http://aprendercom.org/escoladigital/?page_id=27
acesso em novembro de 2015.
Projeto:
Prevenção ao uso de Drogas e
Sexualidade na Adolescência. Ano 2015
Cenas
da obra: A Vida e Nossas Escolhas. EEB
Coronel Lara Ribas – Alunos da 8ª e 3º
Ano do Ensino Médio. Ano de 2015.
Cena
01- jovem começa a usar arma branca para praticar violência contra si e a
sociedade. Cena 02 - Assalto em supermercado.
Cena 03 – A violência extrema vivida pelos
jovens que vivem na marginalidade.
Cena 04 - Representação da incerteza vivida
pelos jovens na marginalidade.
Cena 05 – Reabilitação no convívio social.
Cena 06 – Valoriza da escola, do conhecimento
e a importância de ter uma família.
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