terça-feira, 1 de dezembro de 2015

A VIDA E NOSSAS ESCOLHAS



ESPECIALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO E CULTURA DIGITAL
GRUPO: EEB CORONEL LARA RIBAS
CHAPECÓ-SC


     Jussani Derussi   
    Leonora Machado
    Mara  Cristina Cabiatti
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1 - Ação 3: Organizar, Realizar e Avaliar

O projeto culminado na  noite dia 29/10/15 intitulado “ A VIDA E NOSSAS ESCOLHAS" (Oba adaptada do livro Tosco de Gilberto Dari Mettje) foi desenvolvido  de  março a outubro, teve varias fases perpassando de sala de aula, pesquisa, leitura, construção, visitas em locais, parcerias com a comunidade, filmagem e palestras sobre o assunto.

Muito foi debatido e discutido para poder resultar na obra ideográfica apreciada pelos senhores no link disponibilizado no final testa atividade.

O Tema drogas e sexualidade não e novo, mas precisa-se de constante orientação  educativa sobre os temas mesmo na época em que vivemos considerada a época do imediatismo, informação e comunicação.  Família e escola, devem estar constante em alerta, observando seu alunos e filhos orientando os quanto os perigos que a violência provoca no ser humano e na sociedade brasileira em especial na sociedade chapecoense.

 Os avanços alcançados diante desta experiência de integração das TDICs no cotidiano escolar ficou visível  no organizar executar e avaliar este projeto, ficou evidente que as tecnologias ganharam um espaço maior, nesse contexto, o uso revelou  cada vez mais  seu lugar na escola e nas ações de ensino, não porque elas se projetem e se multipliquem-se por si só, mas por que elas mediam o processo de ensino –aprendizagem de forma contextualizada propiciando pesquisa, reflexão e publicações de autorias.

Observou-se  que no decorrer da realização deste projeto os alunos posaram a desenvolver sua autoestima e se tornem agentes multiplicadores com vínculos positivos com as pessoas envolvida no execução ao longo do projeto.

Todos procuram  cooperar e desenvolver  habilidades para realizar as atividades proposta no projeto e conseguindo superar os fatores de risco, tais como insegurança ao gravar as cenas, insatisfação com o tom de voz,  o resgate da autonomia perante  a vida escolar,  ficando visível o  prazer demonstrado em cada cena gravada e etapa do projeto vencida, percebível  através das observações em seus rosto e relatos realizados durante as realização das atividades em campo.

Quanto assistido abra finalizada, foi uma grande emoção, sendo  que toda a comunidade escolar percebeu nas cenas exibias o resultado a conscientização alcançada sobre o tema Drogas, Violência e exploração sexual. Na cena abaixo veja a marginalidade presente nos primeiros contatos com as emboscadas da rua. A rua reserva muitos caminhos desconhecidos pelos jovens.
 
 
 

 
                    Cena 01- jovem começa a usar arma branca para praticar violência contra si e a sociedade.


Para combater esta violência que esta presente em nosso cotidiano contamos com o apoio dos diferentes segmentos, bem como, os profissionais da área da saúde, grêmio estudantil, serviço de orientação educacional, professores e coordenadores da unidade escolar. No propósito de ter uma rede de apoio para que os nossos alunos se tornem mais conscientes sobre os malefícios causados pelo  uso abusivo de drogas  na fase da adolescência  que deixam sequelas à vida humana, E na escola tona-se um meio de buscar formas de melhorar a sua qualidade de vida, agindo com responsabilidade, preservando a nossa maior fonte de felicidade e realização pessoal renovada com o conhecimento adquirido resultando na saúde mental  de forma integrada com a sociedade.

 
 


                              Cena 02 - Assalto em supermercado.

Com base na cena 02 acima, não é fácil em uma sociedade competitiva, que vale a lei de quem tem roupa de marca, carro, e de mias pertences que causam status social, levar o jovens entender que o única forma de conquista desse status é o trabalho digno.

A escola e as família em sua grande maioria pregam e presam por estes valores de conquista e respeito por si e pelo outro. E seguindo nesse enfoque,  a  grande  necessidade de sócio-educar nossos jovens e falar   abertamente sobre as drogas, violência e sexualidade ampliar as informações e suas visões sobre tais assuntos. Protegendo  os adolescentes sobre os males do vício, droga e da violência sexual de forma imatura na infância.

A adolescência é um momento em que a pessoa enfrenta limitações e frustrações. Falar sobre drogas, e temas inerente  ao fase da vida que é pautada de muita insegurança, dúvidas e situações desconhecidas pelo pela falta de experiência e falar superficial , não basta. É preciso mostrar que a droga  ilícitas são um dos fatores  que prejudica a saúde do indivíduo como um todo e gera a violência e exclusão social.

A ação preventiva justificou-se com o diagnóstico da situação de risco da comunidade escolar, que apresenta um elevado percentual de pessoas envolvidas com o uso do álcool, tabaco, bem como diversas drogas ilícitas como maconha, cocaína e outras mais. Estes contribuindo para o aumento da violência nas escolas e sociedade. Outro tema que foi abordado é o da sexualidade que é inerente à vida humana, temas trabalhados interdisciplinar  para que os jovens tenham mais consciência dos seus direitos sexuais reprodutivos e exerçam sua sexualidade plenamente e de forma responsável. E as TDICs fizeram a grande diferença na metodologia pedagógica utilizada para a construção e consolidação destas ações no projeto Educativo. Como ressalta o texto a cena a seguir mostrada na obra ideográfica a violência extrema que encontramos na sociedade nos tempos remotos que vivemos.


 

                        Cena 03 – A violência extrema vivida pelos jovens que vivem na marginalidade.

 Os desafios enfrentados na realização da experiência de integração, foram grandes principalmente em inserir as TDICs no cotidiano escolar rompendo com a fragilidade  que elas representam para os docentes. Mas cientes da força que elas possuem em conscientizar e divulgar as informações chegando de forma mais rápida. As parceria com a comunidade escolar e entidades foram fundamental  para que o projeto conclui-se em êxito.

 
 

                              Cena 04 - Representação das incertezas vivida pelos jovens na marginalidade.

Pensando em amenizar as incertezas e aumentar o conhecimento dos alunos em relação aos temas abordado na oba a escola EEB Coronel Lara Ribas, por ela se localizar em um bairro da cidade que atende várias crianças e jovens em risco no contato com as drogas e suas causas a leitura, palestras, vídeos, folders, pesquisa foram marco decisivo  para enfrentar as múltiplas leituras sobre os temas.

Valorizar o local onde se mora mesmo com os riscos que eles apresentam ao adolescentes torna-se assunto e conteúdo de todas as escolas públicas engajadas na educação com qualidade.

Para sair de seus muros e valorizar a cultura local  a integração foi fortalecida em trabalhar de forma interdisciplinar, cada disciplina explorou de forma especifica cada habilidade no linear da raiz do conhecimento.

As proposta foi realizada com as seguintes disciplinas:

Ciências Humanas;

Palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis;

Vídeos Educativos;

Língua Portuguesa;

Leitura de textos informativos;

Construção de roteiro de filmagens;

Construção de falas de personagem existente no material videográfico;

Pesquisas e reestruturações de textos individuais.

Artes;

Criações de cenários, com recortes, pinturas e colagem;

Criação de vestuário;

Treino de voz com microfone, entonação e expressões adequadas, a dicção de palavras.

Reconstruindo as cenas até que transpareça tranquilidade do aluno ator.

História;

Leitura sobre textos e vídeos assistidos sobre a origem no narcotráfico.

Geografia;

Localização no mapa de  país e cidades em que mais são utilizadas as drogas e acontecem a violências sexuais,  que países as drogas são liberadas e para que?

Releitura dos cenários nacionais e locais, valorizando a comunidade onde moro.

Matemática

Debatido os custos da comercialização das drogas em situações problemas do cotidiano .

Reflexão sobre os valores morais  do custo das Drogas.

Educação Física

Na disciplina de Educação Física, foi trabalho as expressão facial de cada pessoal dos personagem, expressão corporal e movimento de cenas existentes no vídeo.

 Cena abaixo, que representa o retorno a sociedade de jovens que passaram por centro de recuperação e precisam se reintegrar na sociedade. O enfoque de todas as disciplinas para esta tema torou-se um trabalho rico que envolveu todos os alunos mudando de atitude e hábitos perante as drogas e até mesmo no convívio escolar e na participação nas aulas e nas contribuições sobre abordados tais assuntos.

 


                               Cena 05 –Reabilitação no convívio social.

A obra, oportunizou uma reflexão dos discentes, docentes, equipe diretiva e comunidade escolar, ao avaliar as ações desenvolvida ao longo do processo educativo e o resultado demonstrado em cada cena trazida na obra,  reafirmou um novo compromisso com o coletivo da escola e seus colaboradores profissionais e até mesmo a comunidade escolar dando mais credibilidade no educandário.

 As alternativas mais pertinentes e de possível implementação, de modo a aperfeiçoar a integração das TDICs   às práticas pedagógicas, foram o planejar coletivo, executar as ações no coletivo e multidisciplinar a rede construída de parcerias com as entidades colaboradoras e a integração da comunidade escolar. A partir da reflexão acerca da experiência realizada, todos ganharam e perceberam a importância do uso das tecnologias no cotidiano escolar e no desenvolvimento das ações em sala de aula incentivando os alunos usarem as ferramentas tecnologias de forma adequada ao espaço em que estão e no momento adequado, com postagem reesposáveis e conscientes. Na imagem  a seguir mostra o êxito, de adolescentes recuperados e felizes no convívio social, escolar e familiar.


 
 


                      Cena 06 – Valoriza da escola, do conhecimento e a importância de ter uma família.

Na avaliação da equipe envolvida, a valorização do saber, o compromisso com a família o respeito com a diversidade, a pertinência, a tolerância social são valores fundamentais para se viver bem em sociedade.

Observando nesse propósito primordial, o projeto cumpriu seu função social e escolar,  de tratar  abertamente sobre drogas, violência e sexualidade, perante a importância do tema na vida dos alunos, vulneráveis e imaturos.

 As tecnologias  e a especialização na Educação na Cultura Digital, tiveram nesse contexto, uma integração fundamental em incentivar o uso das TDIc, com elas tornou-se mais fácil trabalhar e ilustrar o tema de forma interdisciplinar. As ações em cada área do conhecimento tornou-se mais expressiva visíveis nas ações e na compreensão dos discentes,  principalmente colocarmos os conteúdos em movimentos fora de sala de aula, as aulas. Com as TDICs as aulas tornaram-se mais significativas, os alunos compreenderam a contextualizam de forma clara observadas  nas gravações e nas cenas do filme: “ A VIDA E NOSSAS ESCOLHAS”.  

     O projeto fortaleceu baseados no trabalho do Tosco (2013), na releitura  do livro os alunos  enriquecerão seus olhares, pois criou o entendimento da leitura do cotidiano em que vivem  como ferramenta necessária para realizar as gravações.  

     Com isso podemos afirmar que, preservando a diversidade apresentada na escola, esta, encontrada na realidade social, representa a oportunidade para o entendimento das necessidades educacionais com ênfase nas competências, capacidades dos educandos, tornando-se autores dos processos de aprendizagem.

      Por fim,  na avaliação desta obra ideográfica contribuiu de forma glamorosa, com a inclusão social de todos   na conscientização do não uso de drogas na adolescência e a exploração sexual. Melhorando o diálogo sobre drogas, violência e exploração sexual, entre os docentes e discentes, x pais e adolescente referente o tema ainda com muito tabu perante a juventude e sociedade.Com o Projeto comungamos conforme defende COSTA;2012. - “Pensar as tecnologias numa lógica transformadora das práticas atuais significa em primeiro lugar a decisão profissional, individual, de querer mudar em direção a um modelo em que seja assumida a centralidade do aluno, ou seja, do que o aluno é chamado a fazer, e não do que é feito para ele.”- (Fernando Antônio Albuquerque Costa – Ano 2012.)
Confira na integra  a obra no link abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=edlPdDUob8c

Referência Bibliográficas.

Disponível https://www.youtube.com/watch?v=edlPdDUob8c     Acesso em novembro de 2015.


Acesso em novembro de 2015.

Disponível em: http://aprendercom.org/escoladigital/?page_id=27 acesso em novembro de 2015.

Projeto: Prevenção ao uso de Drogas e Sexualidade na Adolescência. Ano 2015

Cenas da obra: A Vida e  Nossas Escolhas. EEB Coronel Lara Ribas – Alunos da 8ª  e 3º Ano do Ensino Médio. Ano de 2015.

Cena 01- jovem começa a usar arma branca para praticar violência contra si e a sociedade. Cena 02 - Assalto em supermercado.

 Cena 03 – A violência extrema vivida pelos jovens que vivem na marginalidade.

 Cena 04 - Representação da incerteza vivida pelos jovens na marginalidade.

 Cena 05 – Reabilitação no convívio social.

 Cena 06 – Valoriza da escola, do conhecimento e a importância de ter uma família.


 


 


 


 


 


 

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